terça-feira, junho 23, 2015

O QUE É HADES?

No Credo Apostólico lemos sobre o sofrimento de Jesus: “…padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto, e sepultado;  desceu ao Hades;…” Ele fala em hades. O que será isso?
Algumas pessoas acreditam que Jesus foi para o inferno quando morreu e que a palavra hades significa exatamente isso. Para tanto usam os seguintes textos:

a)    Efésios 4.9: “Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra?” – No rodapé da Bíblia traz uma outra tradução que é preferível: “às regiões inferiores da terra; ou regiões inferiores, à terra”. É exatamente isso que Jesus fez. que nós somos os espíritos em prisão. Ele deixou os céus e desceu às regiões inferiores, ou seja, encarnou-se homem e viveu entre nós onde desenvolveu seu ministério. (Ver Salmo 139.15).
b)    1 Pedro 3.18-19 – “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão.” O texto também afirma que Jesus pregou a estes espíritos aprisionados nos dias de Noé. Ora, se Jesus não estava encarnado na época de Noé, então quer dizer que Jesus foi ao inferno para falar a eles, certo? Errado! 1 Pedro 1.10 diz que os profetas no passado pregavam a salvação guiados nada mais nada menos do que pelo Espírito do Cristo (1Pe 1.11). Dizer, portanto, que Jesus pregou aos espíritos em prisão nos dias de Noé significa que através da vida de Noé o Espírito de Cristo anunciava a salvação (construção da arca) e a condenação (dilúvio).
c)    A palavra Hades – significa lugar e estado dos mortos. Para nós nos é familiar em nosso credo apostólico: “…foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades;”. Vírgulas separam as palavras anteriores, mas a palavra “hades” está depois de um ponto e vírgula. Isso tem por objetivo explicar que hades não está adicionado ao processo de crucificação, morte e sepultamento e sim explicando-o. Jesus foi crucificado, morto e sepultado, ou seja, desceu ao hades. Significa que ele estava realmente morto. Seu espírito deixou o seu corpo inerte na cova. Isso significa Hades.

d)    A interpretação de que Hades seja inferno é uma interpretação católico-romana, mas que infelizmente está arraigada em muitas igrejas evangélicas. Jesus não foi para o inferno. Ele experimentou o inferno sem ir até ele. Isso aconteceu na cruzEm conversa com o ladrão da cruz, Jesus disse para onde iria após a morte. “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lucas 23.43)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails