sábado, julho 29, 2006

O amor é essencial

Paulo ensinou a igreja de Corinto sobre a necessidade do amor. Aquela igreja tinha um destaque especial pela variedade de dons exercidos por seus membros.
Profetizavam e falavam em línguas (1Co 14) mas sem uma evidência clara de amor. Muito pelo contrário, Paulo os exorta sobre um certo comportamento egoísta em relação à Santa Ceia. Veja 1 Coríntios 11.21. Naquela época a celebração da Santa Ceia não era como fazemos hoje com um pequeno pedaço de pão e um cálice de vinho. Eles, à semelhança do que fez Cristo, celebravam a Ceia como um grande banquete. No caso dos coríntios, Paulo os repreende porque alguns comiam muito e não deixavam nada para aqueles que chegavam mais tarde. Havia casos até de embriaguez com o vinho da Ceia. A grande ironia daquela igreja era cometer esses pecados na celebração que chamavam de Festa do Ágape, que quer dizer, Festa do Amor. A Ceia do Senhor que deveria ser a maior demonstração de amor, acabava sendo um festival de egoísmo com glutonaria e embriaguez.

A questão de Paulo era: “De que adiantam os dons espirituais em face de uma vida espiritual tão débil?” Por isso ele destaca nos primeiros versículos de nosso texto básico, a importância do amor como fator que deve permear toda a nossa vida.


Essencial para minhas palavras - Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.” (1 Co 13.1) Paulo não esta afirmado à existência de uma língua especial usada por anjos mas está usando de exagero para exprimir seu pensamento. Ou seja, “ainda que viéssemos a falar uma língua tão sublime como a dos anjos se não tiver amor...” Palavras ditas sem amor são comparadas ao “bronze que soa ou címbalo que retine”. Procure recordar-se daqueles instrumentos orientais como o gongo que produz um som estridente e ensurdecedor quando tocado. Palavras ditas sem amor são exatamente isso: um barulho que incomoda nosso ouvido. Por isso mesmo é que Paulo nos ensina em outro lugar: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,” (Ef 4.15). Dizer a verdade é importante contanto que estejamos imbuídos de amor. Senão, é melhor o silêncio. Um exemplo claro disso pode ser constatado em uma discussão entre marido e mulher: quase sempre são verdades que viram armas para acusação mútua. Até para se dizer a verdade é necessário amor.

Essencial para o ministério - Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha , a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.” (1 Co 13.2) Qualquer que seja a atividade, fazemos para Deus (1Co 10.31) , profecia, conhecimento são ferramentas dadas por Deus para a sua própria glória e edificação do corpo de Cristo, que é a igreja. Paulo havia falado antes que “o amor edifica” (1Co 8.1b) e mais adiante nos exorta: “Todos os vossos atos sejam feitos com amor.” (1 Co 16.14). O amor deve anteceder ao bom exercício dos dons espirituais: “Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.” (1 Co 14:1) As implicações disso são seríssimas pois se Paulo fala que até as grandes coisasou pelo menos aquelas que davam mais status segundo a visão carnal dos coríntios – deveriam ser feitas com amor, quanto mais as pequenas? Arrumar o quarto, lavar a louça, limpar a casa são atividade que devem ser feitas com tanto amor como a pregação do evangelho, o louvor na igreja e o freqüentar os cultos.

Essencial para as Boas Obras - “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.” (1 Co 13.3) Agora a referência que Paulo faz está ligada a grandes sacrifícios que alguém pode fazer por um ideal. Esses sacrifícios podem estar relacionados ao desprendimento de todos os bens a ponto de distribuir tudo ou até mesmo o desapego ao maior bem que alguém possui: a própria vida. Nenhum sacrifício é válido se não existir amor.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom esta palavra

Related Posts with Thumbnails